Bem-vindos a LORIGA / Welcome to LORIGA

LORIGA_facebook 5eLORIGA_facebook 5d
Lorica.Loriga.internetLORIGA 134 web



Loriga is an ancient, beautiful and historic small portuguese town, located in the Serra da Estrela mountains.
Known as Lobriga by the Lusitanians and Lorica by the Romans, it is more than 2600 years old.
Notable people from Loriga include Viriathus ( known as Viriato in Portuguese ), a famous Lusitanian leader
and portuguese national hero.
Loriga as enormous touristics potentialities and they are the only ski resort and ski trails existing in Portugal
( Loriga is the Lusian Capital and the capital of the snow in Portugal ).

Bandeiras de Porugal e de Loriga 01

Loriga is a small town in Portugal located in Guarda District.
Loriga is 20 km away from the village of Seia, 40 km away from Viseu, 80 km away
from Guarda and 320 km from Lisbon. It is nestled in the Serra da Estrela
mountain range. The population is 1,367 (2005 estimate).
It is known as the “Portuguese Switzerland” due to its landscape: a small town
surrounded by mountains.
Known to be settled by the Lusitanians, the town is more than 2600 years old and
was part of the Roman province of Lusitania. It was known as Lobriga by the
Lusitanians and Lorica by the Romans.
Loriga became a textile manufacturing center in the begin-19th century. While that
industry has since dissipated, today the town attracts a sizable tourist trade
due to its picturesque scenery and vicinity to the Vodafone Ski Resort, the only
ski center in Portugal, totally inside the town limits.

Guerreiros LusitanosLORIGA_o12

  • Coordinates: 40°19′13.69″N 7°39′58.15″W / 40.3204694°N 7.6661528°W /
    40.3204694; -7.6661528
  • Civil Parish (Vila) / Vila – Small town in portuguese
  • The valley parish of Loriga in the shadow of the Serra da Estrela /
    Official name: Vila de Loriga
  • Country – Portugal
  • Region – Centro, Beira Interior, Portugal
  • Subregion – Loriga – Serra da Estrela
  • District – Guarda
  • Municipality – Seia
  • Localities – Fontão, Loriga
  • Landmark – Torre (Serra da Estrela)
  • Rivers – Ribeira de São Bento, Ribeira de Loriga
  • Center Loriga
    – elevation 1,293 m (4,242 ft)
    – coordinates 40°19′13.69″N 7°39′58.15″W / 40.3204694°N 7.6661528°W /
    40.3204694; -7.6661528

  • Length 4.21 km (3 mi), Northwest-Southeast
    Width 13.78 km (9 mi), Southwest-Northeast
  • Area 36.25 km² (14 sq mi)
  • Population 1,367 (2005) /
    Density 37.71 / km² (98 / sq mi)

  • LAU – Vila/Junta Freguesia
    – location – Largo da Fonte do Mouro, Loriga
  • Timezone – WET (UTC0)
    – summer (DST)WEST (UTC+1)

  • ISO 3166-2 codePT-
    Postal Zone – 6270-073 Loriga
    Area Code & Prefix(+351) 238 XXX XXX
  • Demonym – Loriguense or Loricense
  • Patron Saint – Santa Maria Maior
  • Parish Address – Largo da Fonte do Mouro, 1019
    6270-073 Loriga
  • ( Statistics from INE (2001); geographic detail from Instituto Geográfico
    Português (2010) )

    Loriga (Portuguese pronunciation: ([loriga]) is a small town (Portuguese:
    vila) in south-central part of the municipality of Seia, in central
    Portugal. Part of the district of Guarda, it is 20 km away from the city of
    Seia, 40 km away from Viseu, 80 km away from Guarda and 320 km from Lisbon,
    nestled in the Serra da Estrela mountain range. In 2005, estimates have the
    resident population at about 1367 inhabitants, in an area of 36.25 km² that
    includes the two localities/villages of Loriga and Fontão.

    Guerreiro Lusitano


    Loriga was
    founded originally along a column between ravines where today the historic
    centre exists. The site was ostensibly selected more than 2600 years ago, owing
    to its defensibility, the abundance of potable water and pasturelands, and
    lowlands that provided conditions to practice both hunting and

    When the Romans arrived in the region, the settlement was concentrated into two
    areas. The larger, older and principal agglomeration was situated in the area of
    the main church and Rua de Viriato, fortified with a wall and palisade. The
    second group, in the Bairro de São Ginês, were some small homes constructed on
    the rocky promintory, which were later appropriated by the Visigoths in order to
    construct a chapel. The 1st century Roman road and two bridges (the second
    was destroyed in the 17th century after flooding) connected the outpost of
    Lorica to the rest of their Lusitanian province. The barrio of São Ginês (São
    Gens), a local ex-libris, is the location of the chapel of Nossa Senhora do
    Carmo, an ancient Visigothic chapel. São Gens, a Celtic saint, martyred in Arles
    on Gália, during the reign of Emperor Diocletian, and over time the locals began
    to refer to this saint as São Ginês, due to its easy of pronunciation.

    Legionário romano com Lorica segmentada

    Middle Ages

    Loriga was the municipal seat since the 12th century,
    receiving forals in 1136 (João Rhânia, master of the Terras de Loriga for over
    two decades, during the reign of Afonso Henriques), 1249 (during the reign of
    Afonso III), 1474 (under King Afonso V) and finally in 1514 (by King Manuel

    Loriga was an ecclesiastical parish of the vicarage of the Royal Padroado and
    its Matriz Church was ordered constructed in 1233, by King Sancho II. This
    church, was to the invokation of Santa Maria Maior, and constructed over the
    ancient small Visigothic chapel (there is a lateral block with Visigoth
    inscriptions visible). Constructed in the Romanesque-style it consists of a
    three-nave building, with hints of the Sé Velha of Coimbra. This structure was
    destroyed during the 1755 earthquake, and only portions of the lateral walls
    were preserved.

    The 1755 earthquake resulted in significant damage to the village
    of Loriga, destroying homes and the parcochial residence, in addition to
    opening-up cracks and faults in the village’s larger buildings, such as the
    historic municipal council hall (constructed in the 13th century). An
    emissary of the Marquess of Pombal actually visited Loriga to evaluate the
    damage (something that did not happen in other mountainous parishes, even
    Covilhã) and provide support.

    The residents of Loriga supported the Absolutionist forces of the Infante Miguel
    of Portugal against the Liberals, during the Portuguese Liberal Wars, which
    resulted in Loriga being abandoned politically after Miguel’s explusion by his
    brother King Peter. In 1855, as a consequence of its support, it was stripped
    of municipal status during the municipal reforms of the 19th century. At the
    time of its municipal demise (October 1855), the municipality of Loriga included
    the parishes of Alvoco da Serra, Cabeça, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim and
    Vide, as well as thirty other disincorporated villages.

    Loriga was an industrial centre for textile manufacturing during the 19th
    century. It was one of the few industrialized centres in the Beira Interior
    region, even supplanting Seia until the middle of the 20th century. Only
    Covilhã out-preformed Loriga in terms of businesses operating from its lands;
    companies such as Regato, Redondinha, Fonte dos Amores, Tapadas, Fândega, Leitão
    & Irmãos, Augusto Luís Mendes, Lamas, Nunes Brito, Moura Cabral and Lorimalhas,
    among others. The main roadway in Loriga, Avenida Augusto Luís Mendes, is
    named for one of the villages most illustrious industrialists. The wool industry
    started to decline during the last decades of the 20th century, a factor that
    aggravated and accelerated the decline of the region.

    Lorica_segmentada 1


    locally as the “Portuguese Switzerland” due to its landscape that includes a
    principal settlement nestled in the mountains of the Serra da Estrela Natural
    Park. It is located in the south-central part of the municipality of Seia,
    along the southeast part of the Serra, between several ravines, but specifically
    the Ribeira de São Bento and Ribeira de Loriga; it is 20 kilometres from
    Seia, 80 kilometres from Guarda and 300 kilometres from the national capital
    (Lisbon). A main small town is accessible by the national roadway E.N. 231, that
    connects directly to the region of the Serra da Estrela by way of E.N.338 (which
    was completed in 2006), or through the E.N.339, a 9.2 kilometre access that
    transits some of the main elevations (960 metres near Portela do Arão or Portela
    de Loriga, and 1650 metres around the Lagoa Comprida).

    The region is carved by U-shaped glacial valleys, modelled by the movement of
    ancient glaciers. The main valley, Vale de Loriga was carved by longitudanal
    abrasion that also created rounded pockets, where the glacial resistance was
    minor. Starting at an altitude of 1991 metres along the Serra da Estrela the
    valley descends abruptly until 290 metres above sea level (around Vide), passing
    villages such as Cabeça, Casal do Rei and Muro. The central town, Loriga, is
    seven kilometres from Torre (the highest point), but the parish is sculpted by
    cliffs, alluvial plains and glacial lakes deposited during millennia of glacial
    erosion, and surrounded by rare ancient forest that surrounded the lateral
    flanks of these glaciers.


    Textiles are the principal
    local export; Loriga was a hub the textile and wool industries during the
    mid-19th century, in addition to being subsistence agriculture responsible for
    the cultivation of corn. The Loriguense economy is based on metallurgical
    industries, bread-making, commercial shops, restaurants and agricultural support

    While that textile industry has since dissipated, the town began to attract a
    tourist trade due to its proximity to the Serra da Estrela and Vodafone Ski
    Resort (the only ski center in Portugal), which was constructed within the
    parish limits.

  • [ By António Conde ]

  • LORIGA 133 webLorica.Loriga.internet 01


  • 40º 19′ N 7º 41’O
  • Gentílico – Loricense ou loriguense
  • Área – 36,52 km²
  • Densidade – 37,51 hab./km² (2005)

  • Orago – Santa Maria Maior
  • Código postal – 6270
  • Apelidada de “Suíça Portuguesa”, é a vila mais
    alta de Portugal.

  • Logotipo da JFL 2011 012_0004Logotipo da JFL e brasão 2

    Loriga é uma vila e freguesia portuguesa do distrito da Guarda. Tem
    36,52 km² de área, e densidade populacional de 37,51 hab/km² (2005). Tem
    uma povoação anexa, o Fontão.

    Loriga encontra-se a 80km da Guarda e 300km de Lisboa. A vila é
    directamente acessível
    pela EN 231, e indirectamente pela EN338, e tem acesso directo à Torre,
    pela referida EN338,estrada concluída em 2006, seguindo um traçado
    pré-existente e pré-projectado há mais de quarenta anos,com um percurso
    de 9,2 km de paisagens deslumbrantes, entre as cotas 960m
    (Portela de Loriga,também conhecida por Portela do Arão) e 1650m, acima
    da Lagoa Comprida.

    É conhecida há décadas como a “Suíça Portuguesa” devido à sua
    extraordinária localização geográfica. Está situada a cerca de 770m de
    altitude,na sua parte urbana mais baixa, rodeada
    por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828m de
    altitude) e a Penha do Gato (1771m),e é abraçada por dois cursos de
    água: a Ribeira de Loriga e a Ribeira de S.Bento, que se unem depois da
    E.T.A.R. para formarem um dos maiores afluentes do Rio Alva.A montante
    da vila, a Ribeira de Loriga recebe também o Ribeiro da Nave, um
    afluente que tem um curso extraordinário e passa por uma das zonas mais
    belas do Vale de Loriga, incluíndo os famosos Bicarões, cascatas a alta
    altitude junto das
    quais se encontra uma conhecida quinta.

    A vila está dotada de uma ampla gama de infrastrutras físicas e
    culturais,que abrangem todas as àreas e todos os grupos etários, das
    quais se destacam, por exemplo, o Grupo
    Desportivo Loriguense, fundado em 1934, a Sociedade Recreativa e Musical
    fundada em 1905, os Bombeiros Voluntários de
    Loriga, criados em 1982, cujos serviços se desenvolvem na àrea
    equivalente ao antigo concelho de Loriga, a Casa de Repouso Nª. Srª. da
    Guia, uma das últimas obras sociais de relevo, e a Escola C+S Dr. Reis

    Ao longo do ano celebram-se de maneira especial o Natal, a Páscoa (com a
    Amenta das Almas) e festas em honra de Sto. António (durante o mês
    Junho) e S. Sebastião (durante o mês de Julho), com as respectivas
    mordomias e procissões. Porém, o ponto mais alto das festividades
    religiosas é a festa dedicada à padroeira dos emigrantes loricenses, Nª.
    Srª. da Guia, que se realiza todos os anos, no primeiro Domingo
    de Agosto. No segundo Domingo, tem lugar a festa em honra de Nª. Srª. da
    Ajuda, no Fontão de Loriga.

    Breve história

    Fundada originalmente no alto de uma colina entre ribeiras onde hoje
    existe o centro histórico da vila. O local foi escolhido há mais de dois
    mil e seiscentos anos devido à facilidade de defesa (uma colina entre
    ribeiras), à abundância de água e de pastos, bem como ao facto de a as
    terras mais baixas providenciarem alguma caça e condições mínimas para a
    prática da agricultura. Desta forma
    estavam garantidas as condições mínimas de sobrevivência para uma
    população e povoação com alguma importância.

    O nome veio da localização estratégica da povoação, do seu protagonismo
    e dos seus habitantes nos Hermínios (actual Serra da Estrela) na
    resistência lusitana, o que levou os
    romanos a porem-lhe o nome de Lorica (antiga couraça guerreira), de que
    derivou Loriga, palavra que tem o mesmo significado. Os Hermínios eram o
    coração e a maior fortaleza da
    Lusitânia. É um facto que os romanos lhe deram o nome de Lorica, e deste
    nome derivou Loriga (derivação iniciada pelos Visigodos) e que tem o
    mesmo significado.

    É um caso raro, em Portugal, de um nome bi-milenar,e a Lorica é a peça
    principal do brasão da vila.O brasão antigo da vila era constituído por
    uma couraça em prata e uma estrela com sete pontas em ouro,sendo que o
    escudo era de azul celeste.

    Situada na parte Sudoeste da Serra da Estrela, a sua beleza paisagística
    é o principal atractivo de referência. Os socalcos e sua complexa rede
    de irrigação são um dos grandes ex-libris de Loriga, uma obra gigantesca
    construída pelos loricenses ao longo de muitas centenas de anos e
    que transformou um vale belo mas rochoso num vale fértil. É uma obra que
    ainda hoje marca a paisagem do belíssimo Vale de Loriga,fazendo parte do
    património histórico da vila e é
    demonstrativa do génio dos seus habitantes.

    Em termos de património histórico, destacam-se também a ponte e a
    estrada romanas (século I a.C.), uma sepultura antropomórfica (século VI
    a.C.), a Igreja Matriz (século XIII,reconstruída), o Pelourinho (século
    XIII,reconstruído), o Bairro de São Ginês (São Gens) com origem anterior
    à chegada dos romanos e a Rua de Viriato. A Rua da Oliveira, pela sua
    peculiaridade, situada na área mais antiga do centro histórico da
    vila,recorda algumas das características urbanas da época medieval. A
    estrada romana e uma das duas pontes (a outra ruiu no século XVI após
    uma grande cheia na
    Ribeira de S. Bento), com as quais os romanos ligaram Lorica, na
    Lusitânia, ao restante império, merecem destaque.

    A tradição local e
    diversos antigos documentos apontam Loriga como berço de Viriato, e no
    início do século XX existiu mesmo um movimento loricense para lhe erigir
    um estátua na vila, o que não chegou a
    concretizar-se.O documento mais famoso,embora não
    seja o mais antigo, que fala de Loriga como sendo terra-natal de
    Viriato, é o livro manuscrito História da Lusitânia, escrito pelo Bispo
    Mor do Reino em 1580.A actual Rua de Viriato,na parte mais antiga do
    centro histórico da vila, já tinha esse nome no século XII.

    O Bairro de São Ginês (S.Gens) é um ex-libris de Loriga e nele
    destaca-se a capela de Nossa Senhora do Carmo, construída no local de
    uma antiga ermida visigótica precisamente dedicada àquele santo ao qual
    os loricenses passaram a chamar S.Ginês, talvêz por este nome ser mais
    fácil de pronunciar (aliás não existe nenhum santo com o nome de Ginês).
    Quando os romanos chegaram, a povoação estava dividida em dois núcleos.
    O maior, mais antigo e principal, situava-se na área onde hoje existem a
    Igreja Matriz e parte da Rua de Viriato e estava fortificado com
    muralhas e paliçada. No local do actual Bairro de S.Ginês existiam já
    algumas habitações encostadas ao promontório rochoso,
    em cima do qual os Visigodos construíram mais
    tarde uma ermida dedicada àquele santo.

    Loriga era uma paróquia pertencente à Vigariaria do Padroado Real e a
    Igreja Matriz foi mandada construir em 1233 pelo rei D. Sancho II. Esta
    igreja, cujo orago era já o de Santa Maria Maior e que se mantém, foi
    construída no local de outro antigo e pequeno templo, do qual foi
    aproveitada uma pedra com inscrições visigóticas, que está colocada na
    porta lateral virada para o adro. De estilo românico, com três naves, e
    traça exterior lembrando a Sé Velha de Coimbra, esta igreja foi
    destruída pelo sismo de 1755, dela restando apenas partes das paredes

    O sismo de 1755 provocou enormes estragos na vila, tendo arruinado
    também a residência paroquial e aberto algumas fendas nas robustas e
    espessas paredes do edifício da Câmara Municipal construído no século
    XIII. Um emissário do Marquês de Pombal esteve em Loriga a avaliar os
    estragos mas, ao contrário do que aconteceu com a Covilhã (outra
    localidade serrana muito afectada),não chegou do governo de Lisboa
    qualquer auxílio.

    Loriga é uma vila industrial (têxtil) desde o início do século XIX.
    Chegou a ser uma das localidades mais industrializadas da Beira
    Interior, e a actual sede de concelho só conseguiu suplantá-la quase em
    meados do
    século XX. Tempos houve em que só a Covilhã ultrapassava Loriga no
    número de empresas. Nomes de empresas, tais como: Regato, Redondinha,
    Fonte dos Amores, Tapadas, Fândega, Leitão & Irmãos,Augusto Luis Mendes,
    Lamas, Nunes Brito, Moura Cabral, Lorimalhas, etc,fazem parte da rica
    história industrial desta vila. A principal e maior avenida de Loriga
    tem o nome de Augusto Luís Mendes, o mais destacado dos antigos
    industriais loricenses. Apesar de, por exemplo, do maus acessos que se
    resumiam à velhinha estrada romana de Lorica, com dois mil anos, o
    facto é que os loriguenses transformaram Loriga
    numa vila industrial progressiva, o que confirma o seu génio.

    Mas, Loriga acabou por ser derrotada por um
    inimigo político e administrativo, local e nacional, contra o qual teve
    que lutar desde o século XIX.
    A história da vila de Loriga é, aliás, um exemplo das consequências que
    os confrontos de uma guerra civil podem ter no futuro de uma localidade
    e de uma região.

    Loriga tinha a categoria de sede de concelho desde o século XII, tendo
    recebido forais em 1136 ( João Rhânia, senhorio das Terras de Loriga
    durante cerca de duas décadas, no reinado de D.Afonso Henriques ), 1249
    ( D.Afonso III ), 1474 ( D.Afonso V ) e 1514 ( D.Manuel I ), mas, por
    ter apoiado os chamados Absolutistas contra os Liberais na guerra civil
    portuguesa,teve o castigo de deixar de ser sede de concelho em
    1855. A conspiração movida por desejos
    expansionistas da localidade que beneficiou com o facto, precipitou os
    acontecimentos. Tratou-se de um grave erro político e administrativo;
    foi, no mínimo, um caso de injusta vingança política, numa época em que
    não existia democracia e reinavam o compadrio e a corrupção e assim,
    começou o declínio de toda a região de Loriga (antigo concelho de Loriga).

    A área onde existem as actuais freguesias de Alvoco da Serra, Cabeça,
    Sazes da Beira, Teixeira, Valezim,Vide, e as mais de trinta povoações
    anexas, pertenceu ao Município Loricense. A vila de Loriga situa-se a
    vinte quilómetros da actual sede de concelho e
    algumas freguesias da sua região, situam-se a uma
    distância muito maior.

    A Região de Loriga, área do antigo Município Loricense, constitui também
    a Associação de Freguesias da Serra da Estrela, com sede na vila de
    Loriga.Loriga e a sua região possuem enormes potencialidades turísticas
    e as únicas pistas e estância de esqui existentes em Portugal estão
    localizadas na área da freguesia da vila de
    Se nada de verdadeiramente eficaz for feito, começando pela vila de
    Loriga,esta região estará desertificada dentro de poucas décadas, o que,
    tal como em relação a outras relevantes terras históricas do interior do
    país, será com certeza considerado como uma vergonha nacional.
    Confirmaria também a óbvia existência de
    graves e sucessivos erros nas políticas de coesão, administração e
    ordenamento do território. Para evitar tal situação, vergonhosa para o
    país, é necessário no mínimo por em prática o que já é reconhecido no papel:
    desenvolver a vila de Loriga, pólo e centro da região.

    Brasões_de_Loriga_e_Sacavém_localidades_geminadas 1Brasões da AFSE 1

    A rua da Oliveira é uma rua situada no centro histórico da vila. A sua
    escadaria tem cerca de 100 degraus em granito, o que lhe dá
    características peculiares. Esta rua recorda muitas das características
    urbanas medievais do centro histórico da vila de Loriga.

    O bairro de São Ginês é um bairro do centro histórico de Loriga cujas
    caracteristicas o tornam num dos bairros mais conhecidos e típicos da
    vila. As melhores festas de São João eram feitas aqui. Curioso é o facto
    de este bairro do centro histórico da vila dever o nome a São Gens, um
    santo de origem céltica matirizado em Arles, na Gália, no tempo do
    imperador Diocleciano, orago de uma ermida visigótica situada na área.
    Com o passar dos séculos os loricenses mudaram o nome do santo para
    S.Ginês,talvêz por ser mais fácil de pronunciar. Este núcleo da
    povoação, que já esteve separado do principal e mais antigo, situado
    mais abaixo, é anterior à chegada dos romanos.

    Loriga celebrou acordo de geminação com:
    A vila, actual cidade de Sacavém, no concelho de Loures, em 1 de Junho
    de 1996.

    Logotipo da JFL 2012 000Logotipo da JFL e brasão

    VIAS ROMANAS EM PORTUGAL – Vestígios Romanos Georeferenciados em Loriga

    O nome Lorica aparece como sendo da época romana num documento medieval
    visigótico com referências à zona. Foi aliás na época visigótica que
    a “versão” Loriga começou a substituir o nome latino Lorica que vinha da época
    romana, mas o nome original dado pelos romanos só caiu totalmente em
    desuso durante a primeira metade do século XIII.

    Depois, aparece novamente em documentos dos séculos X, XI, XII e XIII,
    principalmente em documentos do século XII, inclusive quando se fala de
    limites territoriais, onde até a actual Portela do Arão é referida como
    Portela de Lorica, começando mais tarde a ser referida como Portela de
    Aran, depois de Aarão, e finalmente do Arão.

    A estrada romana de Lorica era uma espécie de estrada estratégica,
    Destinada a ajudar a controlar os Montes Herminius onde, como se sabe, viviam tribos
    lusitanas muito aguerridas. Esta estrada ligava entre si duas grandes vias
    transversais, a que ligava Conimbriga, a norte, e a que ligava Iaegitania,
    a sul. Não se sabe quais os locais exactos dos cruzamentos, mas tudo indica que a
    norte seria algures perto de Ballatucelum, a actual Bobadela.
    Quanto aos vestígios da calçada romana original, eles podem encontrar-se
    Na área das Calçadas, onde estiveram na origem deste nome, e dispersos em
    pequenos vestígios até à zona da Portela do Arão, tratando-se da mesma

    A título de curiosidade, informa-se que a estrada romana foi utilizada desde
    que foi construída, provalvelmente por volta de finais do século I antes
    de Cristo, até à década de trinta do século XX quando entrou em
    funcionamento a actual EN231. Sem a estrada romana teria sido impossível o já por si
    grande feito de Loriga se tornar um dos maiores pólos industriais têxteis da
    Beira Interior durante o século XIX.

    – Factos comprovados: Lorica era o antigo nome de Loriga, existiram duas
    pontes romanas, uma delas ainda existe, e a outra, construída sobre a
    Ribeira de S.Bento, ruiu no século XVI, e ambas faziam parte da estrada
    romana que ligava a povoação ao restante império romano.
    A ponte romana que ruiu estava situada a poucas dezenas de metros a
    Jusante da actual ponte, também construída em pedra mas datada de finais do
    Século XIX.

    A antiga estrada romana descia pela actual Rua do Porto, subia pela
    actual Rua do Vinhô, apanhava parte da actual Rua de Viriato passando
    ao lado da povoação então existente, subia pelas actuais ruas Gago
    Coutinho e Sacadura Cabral, passava na actual Avenida Augusto Luis Mendes, na área
    conhecida por Carreira, seguindo pela actual Rua do Teixeiro em
    direcção à ponte romana sobre a Ribeira de Loriga, também conhecida por Ribeira da
    Nave e Ribeira das Courelas.

    Entre a capela de S.Sebastião e o cemitério, existia um troço de
    Calçada romana bem conservada que não deixava dúvidas a ninguém sobre a sua
    verdadeira origem, mas infelizmente uma parte foi destruída e a
    restante soterrada quando fizeram a estrada entre a Rua do Porto e o cemitério.
    O património histórico nunca foi estimado em Loriga…

    Numa zona propositadamente conhecida por Calçadas, já afastada da
    vila, ainda existem vestígios bem conservados do primitivo pavimento da
    estrada romana.

  • [ Por António Conde ]

  • Brasão de Loriga – Coat of arms

    Brasão da vila de Loriga id 1

    Heráldica Loriguense

    Resumo do significado do brasão

    Brasão: Escudo de azul escuro, uma Lorica em vermelho realçada de prata,entre
    duas rodas hidráulicas a negro e realçadas de branco; Em chefe
    uma estrela de ouro, e na base dois montes .
    Coroa mural de prata de quatro torres. Listel de prata,com a legenda a

    Bandeira da vila de Loriga 2a

    Bandeira da vila de Loriga – Flag

    Bandeira: Esquartelada a azul e branco. Cordão e borlas de ouro. Haste
    e lança de ouro. O azul e o branco representam o céu, as àguas límpidas,
    a neve, a beleza, a pureza e as cores do início da nacionalidade portuguesa.

    Selo: Redondo, contendo no seu interior os mesmos símbolos do brasão, e
    com a legenda: «Junta de Freguesia de Loriga»

    Principal simbologia: Como peça central a Lorica,antiga couraça
    guerreira, origem do nome multimilenar, lembra as origens remotas da
    povoação e a história antiga da vila.
    As duas rodas hidráulicas simbolizam a duas vêzes centenária
    indústria loriguense, criada com o engenho das gentes de Loriga e que
    fizeram a vila destacar-se ainda mais na região. Eram as rodas
    hidráulicas que moviam as primitivas fábricas instaladas ao longo
    das duas ribeiras que banham a vila. Esses abundantes recursos
    hídricos foram em tempos mais remotos aproveitados também para mover
    A estrela de ouro simboliza a Serra da Estrela. Pode também
    simbolizar a vila como uma estrela dentro da Estrela, e o ponto de
    referência dos inúmeros emigrantes loricenses espalhados pelo mundo.
    Os montes na base simbolizam os belos e verdejantes montes que
    ladeiam o belíssimo Vale de Loriga e a sua espectacular Garganta de
    Loriga, uma alusão à bela e sigular paisagem.

    Para saberem mais sobre esta vila bela e histórica,visitem os melhores e
    mais visitados sites sobre Loriga, e outros sites cujos links se seguem.


    Logotipo da JFL 2011 012_0004

    PDF – Extratos da obra de António Conde, “História concisa da vila de Loriga – Das origens à extinção do município” / PDF Excerpts from the work of António Conde, “Concise History of the town of Loriga – From the Origins to the extinction of the municipality”



    PDF – __LORIGA__

    PDF – Lorica_Lusitania_Loriga_Portugal – 1








    PDF – História concisa de Loriga por António Conde no site da Junta de Freguesia de Loriga

    PDF – Loriga – Wikipédia, a enciclopédia livre – Artigo criado por António Conde

    Logotipo da JFL 2012 000

    Os melhores sites sobre a terra-natal de Viriato / The best sites about the land of Viriathus




    LORIGA – TERRA DE VIRIATO – Viriathus was born in Loriga




    LORIGA E SACAVÉM – Localidades geminadas













    HISTÓRIA CONCISA DE LORIGA por António Conde, no site da Junta de Freguesia de Loriga


    Os melhores vídeos sobre a terra-natal de Viriato / The best videos about the land of Viriathus






    Land of Viriathus



    Brasões da AFSE

    Loriga is an ancient,beautiful and historic small portuguese town, located in the Serra da Estrela mountains.
    Known as Lobriga by the Lusitanians and Lorica by the Romans, it is more than 2600 years old.
    Notable people from Loriga include Viriathus ( known as Viriato in Portuguese ), a famous Lusitanian leader and portuguese national hero.
    Loriga as enormous touristics potentialities and they are the only ski resort and ski trails existing in Portugal ( Loriga is the Lusian Capital and the capital of the snow in Portugal ).

    Loriga is a small town in Portugal located in Guarda District.
    Loriga is 20 km away from the village of Seia, 40 km away from Viseu, 80 km away
    from Guarda and 320 km from Lisbon. It is nestled in the Serra da Estrela
    mountain range. The population is 1,367 (2005 estimate).
    It is known as the “Portuguese Switzerland” due to its landscape: a small town
    surrounded by mountains.
    Known to be settled by the Lusitanians, the town is more than 2600 years old and
    was part of the Roman province of Lusitania. It was known as Lobriga by the
    Lusitanians and Lorica by the Romans.
    Loriga became a textile manufacturing center in the begin-19th century. While that
    industry has since dissipated, today the town attracts a sizable tourist trade
    due to its picturesque scenery and vicinity to the Vodafone Ski Resort, the only
    ski center in Portugal, totally inside the town limits.

    ( By António Conde )

    Cartaz de Loriga 11Cartaz de Loriga 12




    Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.